Sobre

A Casa

A Casa Bernardo Sassetti é uma associação cultural sem fins lucrativos, criada em Setembro de 2012, que nasceu como resposta ao vazio deixado pelo desaparecimento prematuro do artista Bernardo Sassetti.

Missão

A Casa Bernardo Sassetti tem por missão catalogar, conservar, estudar, editar  e divulgar o trabalho mais conhecido e também o trabalho inédito do Artista. É nossa intenção agilizar,  desta forma,  o acesso dos profissionais da música e do público em geral ao vasto espólio disponível.

A Casa conta com a colaboração preciosa dos herdeiros do imenso espólio de Bernardo Sassetti, o que contribui para a seriedade e rigor do trabalho a que esta Associação se propõe. Esta colaboração é fundamental para a divulgação e estudo do trabalho do músico, compositor, fotógrafo e realizador. Entendemos que é urgente organizar, inventariar e catalogar o espólio de Bernardo Sassetti, nos vários suportes deixados (papel, áudio, digital, vídeo), criando assim um arquivo musical e imagético da obra do Artista. Acreditamos ser não menos importante a criação de um arquivo gráfico (programas, folhetos, cartazes, brochuras, etc), um arquivo de imprensa (recortes de jornais e revistas) e um arquivo multimédia (registos vídeo, áudio e digital).

Uma vez concretizada esta etapa, a Casa poderá dedicar-se ao estudo da evolução e das escolhas feitas em vida pelo Artista, garantindo desta forma que o material inédito seja divulgado com a maior seriedade e consideração pelo pensamento do Artista. É também nossa intenção criar meios eficazes de acesso à obra (dentro daquilo que for autorizado a tornar público) por músicos, escolas, e grande público, seja para compra, aluguer ou consulta.

Visão

É desejo da actual direcção que este projecto venha a tornar-se autónomo e auto-sustentável a longo prazo, oferecendo um espaço à música e à imagem na cidade de Lisboa. É nosso desejo manter a memória viva, mas acima de tudo, desejamos a continuação da descoberta do homem e do Artista pensando sempre no seu encontro com as gerações futuras.

A Casa Bernardo Sassetti pretende vir a ser a referência e pólo de divulgação da obra de Bernardo Sassetti, e para tal precisa do seu apoio. 

Objectivos 

  • Editar anualmente um objecto artístico de autoria de Bernardo Sassetti nas áreas do filme, fotografia ou música.

  • Comemorar o aniversário da data de nascimento de Bernardo Sassetti, 24 de Junho de 1970, com a apresentação de um concerto com música do compositor interpretada por artistas nacionais e/ou internacionais.

  • Promover todos os eventos relacionados com o artista Bernardo Sassetti, dentro e fora do país, através dos nossos canais de comunicação e newsletters.

Fundadores

Aida Tavares

Beatriz Batarda

Francisco Sassetti

José Pedro Gil

Leonor Silveira

Margarida Paes

Mário Laginha

Olga Neves Carneiro

Pedro Moreira

Pedro Sassetti Paes

Associados

Aida Tavares

Beatriz Batarda

António Marrachinho

António Vassalo Lourenço

Catarina Blattmann

Cláudia Varejão

Cristiane Pereira

Diogo Pais

Francisco Pinto Leite

Francisco Sassetti

Francisco Sassetti Correa

Francisco Silva

Gonçalo Frota

Inês Carmona

Inês Maya Laginha

Isabel Sassetti Paes

José Pedro Gil

Leonor Silveira

Luis Wemans

Luísa Almeida Serra

Margarida Paes

Maria de Lourdes Sassetti

Maria de Lurdes Sassetti Pais

Maria do Carmo Sassetti Pais

Mário Laginha

Marta Delgado Martins

Miguel Lobo Antunes

Nuno Pratas

Nuno Sassetti P. Wemans

Olga Neves Carneiro

Paula Santos

Paulo Sarmento e Cunha

Pedro Gonzalez

Pedro Moreira

Pedro Paes

Sónia Baia

Tiago Sassetti